Bem-vindo ao Blitz3D 

"A Linguagem de Criação 3D Definitiva"

Por Paul Gerfen
(c) Copyright 2001 Paul Gerfen
  http://www.gamecoding.co.uk

Traduzido por Douglas Matoso [http://blog.dmatoso.com]

Olá amigos, aqui é Paul da Gamecoding. Recentemente me pediram para propor uma seleção de tutoriais para iniciantes. Como eu sou, principalmente, um programador de jogos 2D - eu também poderia ser considerado como um novato total.

B3D é uma linguagem incrivelmente poderosa, e acredite em mim - no momento que você tiver passado por todos estes mini tutoriais, você terá o conhecimento básico para realizar seus sonhos e começar a criar seus próprios projetos.

Atualizações para este tutoriais como também notas extras, podem ser encontrados em meu website www.gamecoding.co.uk ou no website oficial do Blitz Basic , www.blitzbasic.com

 Base 

Vamos começar pelo que já temos e, mais importante, o que vamos precisar:

Nenhuma dúvida que você já tenha dado uma olhada nas demonstrações que acompanham o Blitz3D. Elas são uma boa referência para criar um jogo de sucesso. Infelizmente nesta fase tudo que nós faremos é começar com o básico e ir aprendendo as principais funções do B3D antes de tentarmos tópicos mais avançados.

Se você tem alguma experiência de programação em Blitz Basic (ou qualquer linguagem Basic) isso facilitará as coisas. Vamos dar uma olhada nos conceitos 3D...

Como em outras linguagens Basic você tem um conjunto de coordenadas, X (Esquerda & Direita) e Y (Cima e Baixo). Com 3D nós temos uma coordenada extra para considerar "Z", Isto nos dá profundidade na tela. Por exemplo se nós lançamos uma pedra, o que estaria acontecendo é:

Ao sair de nossa mão, a pedra, primeiramente, se afasta de nós ao mesmo tempo que ganha altura. O que acontece aqui é que a coordenada de Z está aumentando fazendo a pedra se afastar, enquanto a coordenada Y faz ela ganhar altura. Em um certo instante Y terá seu valor invertido, fazendo a pedra cair.

É importante tentar visualizar estas 3 coordenadas pois, como veremos, um mundo 3D é completamente baseado nelas.

Vamos olhar algumas das partes principais do Blitz3D antes de começármos a digitar algum código.

Entidades

Os alicerces de todos os programas em Blitz3D.

Câmeras

Bem, nós precisamos de ver o que está acontecendo!

Planos

Céu e oceano até onde a vista alcança.

Malhas

Talvez você gostaria de fazer seus próprios objetos do nada.

Terrenos

Colinas rolantes e Paisagens, em um piscar de olhos.

Texturas

Por que ter um objeto liso quando você poder lhe dar diferentes aparências?


Deu uma lida em todas estas informações? Eu espero que sim... Vamos nos aprofundar e começar a produzir nosso primeiro programa em B3D.
Meu objetivo é lhe mostrar, passo-a-passo, o básico. Você pode executar o código fonte de cada capítulo e ver o que acontece.

 Os Tutoriais 

Os arquivos necessários para rodar os exemplos podem ser baixados em cada capítulo. É recomendável que você execute o código e veja o que acontece. Mantenha o Blitz aberto enquanto você lê os tutoriais, assim você pode fazer experimentações diretamente no código. 

Preparação

Tudo o que você precisa saber sobre escrever um programa em B3D.

Movimento e Rotação

Hora de exibir uma forma na tela e começar a fazer alguns movimentos.

Movimento de Câmera

Há mais no B3D que apenas uma câmera estática.

Animação

Hora de fazer nossos objetos ganharem vida.

Texturas

Vamos deixar os objetos mais realistas, dando-lhes diferentes texturas.

Iluminação

B3D suporta 3 tipos principais de luzes. Vamos ver como cada uma funciona.

Colisões

Então o que acontece quando dois mundos se colidem?

Vértices

O que acontece quando você estica seu objeto, e depois o faz em pedaços?

Escrito por Paul Gerfen
Copyright (c) 2001 GameCodingUK